Instituto Pensar - Laboratório audiovisual abre seleção para roteiristas negros e indígenas

Laboratório audiovisual abre seleção para roteiristas negros e indígenas

por: Mônica Oliveira 


Vislumbrando um espaço de trocas para novos repertórios literários e cinematográficos, o Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual irá oferecer formação para 40 potenciais roteiristas, autodeclarados negros ou indígenas. A iniciativa, contará com encontros semanais por meio de plataforma digital, e recebe inscrições até 31 de julho.

Segundo o Mundo Negro, para enriquecer ainda mais essas experiências, cerca de 20 roteiristas da Globo irão participar dos encontros.

Os idealizadores da ação destacam que o processo seletivo visa incentivar a produção de narrativas potentes e criativas de roteiristas negras e indígenas. Segundo eles, há necessidade de suprir "uma incompreensível lacuna da nossa produção audiovisual”, pois "somente as pessoas negras e indígenas podem reinventar seu lugar em nossa dramaturgia”.

Roteiristas negros e indígenas

As três primeiras edições do Laboratório de Narrativas Negras para Audiovisual tiveram números extraordinários: mais de 1000 inscrições, 100 participantes, 89 argumentos entregues, 18 roteiristas contratados pela Globo e 1 especial de Natal produzido e exibido pela Globo em 2019 a partir de um argumento construído no Laboratório.

Confira informações completas sobre a seleção aqui

Capitaneado pela Festa Literária das Periferias, chamada Flup, em parceria com a Rede Globo, o projeto tem duplo viés: formação e criação. A ideia é estimular um ambiente que provoque e instigue a criatividade para emergir histórias de um universo pouco explorado e representado pela dramaturgia.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: